marcelo martins

Arquivamento de denúncia faz justiça a dois nomes técnicos da Guarda Municipal

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Ainda no fim do mês de maio, começou a pipocar o que seria uma grave denúncia contra o prefeito Pozzobom. Haveria, em curso, uma suposta interferência do político na condução da Guarda Municipal.   

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Teria o tucano colocado algum apadrinhado partidário ou amigo no comando de um órgão técnico? A mesma denúncia trazia, ainda, um possível prejuízo ao erário da ordem de quase R$ 250 mil. O que teria contabilizado esse valor: compras sem licitação? Liberação de hora-extra sem critério ou, até mesmo, sem o efetivo trabalho feito? 

Nem um, nem outro. Pozzobom nomeou dois nomes técnicos da área da segurança para atuarem junto à guarda: Sandro Nunes e Edson Luiz Weise. E o valor, acima referido, foi para o pagamento em salários de dois quadros técnicos e qualificados, nesses três anos e seis meses de atuação.

ESCOLHA ACERTADA
Nunes e Weise, que não são partidários, ocupam CCs (cargos em comissão) e foram alçados ao protagonismo da GM. Nunes é superintendente da guarda, e Weise, assessor de capacitação da GM e tem como função principal operacionalizar os cursos e treinamentos dentro da guarda. Pozzobom os escolheu pela reconhecida e elevada capacidade técnica e operacional de ambos. 

A dupla, com histórico de serviços prestados junto à Brigada Militar, atuou na inteligência da mais longeva instituição gaúcha. Além disso, os nomes deles vieram após serem referendados pelo colegiado das forças de segurança pública da cidade.

Falar que a Guarda Municipal virou cabide de empregos e que o quadro não é técnico e qualificado, é, no mínimo, agir de má-fé.

Não se pode desqualificar, seja pelo motivo que for, esses dois nomes que atuaram diretamente na formatação do termo de referência que criou o QG da segurança pública de Santa Maria, o Centro Integrado de Operações e Emergência (Ciospe), que já está em atuação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OAB propõe comissão para acompanhar atos do Legislativo Anterior

OAB propõe comissão para acompanhar atos do Legislativo

Legislativo pode ter dado freio à safra das denúncias Próximo

Legislativo pode ter dado freio à safra das denúncias

Marcelo Martins